Desafio Escola Sustentável
Os desafios consistiam em:
Para o 4º, 5º e 6º ano:
1º semana – Cada aluno irá enviar uma foto, onde a criança deve aparecer plantando uma muda ou semente, no vaso ou no quintal de casa, e uma foto cuidando ou regando essa plantinha. Logo, o desafio consiste no envio de DUAS FOTOS DISTINTAS do mesmo aluno. Parte do desafio é plantar algo, então não vale apenas regar uma plantinha que já exista.
2º semana – Cada aluno deverá enviar uma foto de um desenho, feito pela criança, sobre ações para cuidar do meio ambiente no dia a dia.
Para o 7º, 8º e 9º ano:
1º semana – Cada aluno irá produzir um vídeo de formato livre, de 30 segundos até 2 minutos, sobre ações que são feitas para economizar água na sua casa;
2º semana – Cada aluno irá produzir um conto, de 15 a 30 linhas, sobre um dos 3 temas propostos: Redução das desigualdades, cuidando do seu lixo ou a importância dos biomas brasileiros.
Para o Ensino Médio:
1º e 2º semana – cada trio irá produzir um vídeo de formato livre, de 3 a 5 minutos, sobre o que eles entendem sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); qual ou quais deles as escolas já atingem na visão dos alunos; outras ações criativas para que mais ODS sejam atingidos pela escola.
Realizado em parceria com a EJESAM, Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, o desafio é uma competição entre escolas de Florianópolis, na qual os alunos deverão desenvolver algumas ações sustentáveis para garantir o prêmio de Escola Sustentável da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia UFSC.
EJESAM | Dia 1: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
EJESAM | Dia 2: super herói do meio ambiente
EJESAM | Dia 3: Aplicando sustentabilidade em qualquer profissão