Programação
22 a 24 de outubro de 2020
Evento gratuito, dispensa a inscrição.
Todos os vídeos continuarão acessíveis após o término do evento.
Cerimônia e conferência de abertura
Ao VivoCurrículos
-
Áureo Mafra de Moraes
Possui Graduação e Mestrado em Jornalismo pela UFSC. É professor assistente do Departamento de Jornalismo da UFSC desde 1993. Tem experiência profissional em jornalismo nas áreas de televisão, rádio e impresso. Atua no ensino, pesquisa e extensão com projetos ligados ao telejornalismo, políticas de comunicação, comunicação pública, comunicação institucional. Já foi coordenador de Curso de Graduação, Chefe de Departamento de Jornalismo e Diretor da Agência de Comunicação da UFSC. Foi Chefe do Gabinete do Reitor de 2004 a 2008 e, desde 2016, ocupa novamente a função na UFSC.
-
Carlos A. Nobre
Carlos A. Nobre, pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP. Pesquisador aposentado do INPE. Liderou a implementação do CPTEC-INPE e criou o de Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE e o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais. Exerceu o cargo de Secretário Nacional de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI e foi presidente da CAPES. Dedicou a maior parte de sua carreira à Amazônia. Participou de várias atividades dos painéis do IPCC.
-
Érico Miranda Schmitt
O violoncelista Érico Miranda Schmitt iniciou no instrumento em 2008 na Orquestra Experimental do IF-SC, e é Bacharel em Violoncelo pela UDESC sob a orientação do Dr. Hans Twitchell.
Já participou Orquestra de Câmara da UFSC, Orquestra Acadêmica UDESC, Orquestra Filarmonia Santa Catarina, Orquestra de Cordas da Ilha, Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), e desde 2017 integra a Camerata Florianópolis.
Participou também do Festival de Música de Santa Catarina, do Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul, e Festival de Campos do Jordão onde teve aulas com renomados professores como Dennis Parker, Hans Jensen, Eduardo Vassallo, Pieter Wispelwey, dentre outros. -
Iva Nunes Giracca
Violinista, iniciou seus estudos aos 4 anos de idade, sempre teve a musica presente em sua vida, graduou-se bacharel em musica pela UFSM e desde entao atua como violinista e agora violista com grande destaque em SC. Participou duas vezes do Rock in Rio, a primeira vez com a Camerata FLorianopolis, orquestra da qual é spalla, e a segunda vez com a banda Republica como convidada especial. Em turne ja apresentou-se na Alemanha, Italia Espanha, França, Argentina, Chile, Guatemala.
Atualmente alem da Camerata Florianopolis, tem o Duo Iva Giracca e Roger Correa e é integrante da banda No One Spoke. -
Roger Corrêa
Roger Corrêa nascido na cidade de Guaiba-RS iniciou seu contato com a Gaita Ponto aos 6 anos por influência de sua família de músicos. Aos 13 anos passa a fazer parte do projeto Fábrica de Gaiteiros idealizado pelo renomado músico Renato Borghetti, com quem realizou diversas apresentações pelo Brasil. Em sua carreira solo que se iniciou aos 15 anos já levou sua música a diversos países dentre eles Espanha, Marrocos, Portugal, Chile e Argentina. Com um repertório voltado a música autoral desenvolve um trabalho em duo com a violinista Iva Giracca que mescla a música regional do sul do Brasil com a improvisação e a música de concerto, atualmente reside em Florianópolis-SC.
-
Ubaldo Cesar Balthazar
Reitor com mandato 2018-2022. Doutor em Direito pela Universidade Livre de Bruxelas, Mestre e Graduado em Direito pela UFSC, Professor Titular na área de Direito Tributário. Atua nos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Direito da UFSC. Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, de maio de 2016 a outubro de 2017, tem vários livros e artigos publicados em sua área de atuação. Professor convidado de várias universidades brasileiras. Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/SC e do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC). Foi Coordenador do Curso de Graduação em Direito, Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e Coordenador por dois mandatos. Ex-Presidente do Conselho Curador da Fundação José Arthur Boiteux é escritor e membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas.
Cerimônia de abertura
Reitor Ubaldo Cesar Balthazar
Músicos da Camerata Florianópolis (15 min) – Érico Miranda Schmitt, Iva Nunes Giracca e Roger Corrêa Roger Corrêa
Mestre de cerimônia – Prof. Áureo Mafra
Conferência de abertura
“A Amazônia próxima a um ponto de não retorno. Necessidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé.” – Carlos A. Nobre
Painel Covid-19 “A pandemia vista pela Ciência”
Currículos
-
Aderbal Silva Aguiar Jr
Prof. Aderbal, fisioterapeuta formado pela UDESC (1988) fez especialização (UNIFESP 2005) e mestrado (UNESC 2006) fisiologia do exercício, doutorado em farmacologia (UFSC 2011) com estágio em Paris (INSERM 2011) e dois pós doutorados em bioquímica (UFSC 2013 e U Coimbra 2017). Atualmente Professor Adjunto III do Departamento de Ciências da Saúde (UFSC, Araranguá) onde coordena Laboratório de Biologia do Exercício (LABIOEX) e orienta desde iniciação científica até pós-doutorado. Atua como avaliador do INEP/MEC para cursos de graduação e revisor de diversas revistas indexadas da área de Exercício Físico e Neurociências (Top reviewer Publons). Membro ordinário da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e Clube Brasileiro de Purinas. Desenvolve projetos de pesquisa e inovação em duas linhas: 1) A neurobiologia do exercício físico, como o desenvolvimento da fadiga central e mental ao exercício, e os efeitos modificadores de doença em modelos experimentais de doenças neurológicas e COVID-19. 2) Farmacologia e genética do esporte, para explorar recursos ergogênicos e fatores genômicos envolvidos no melhor desenvolvimento da forma e vida desportiva. Possui 60 artigos originais e revisões de literatura, 11 capítulos de livro e 1 livro editado. O fator H = 21.
-
Daniel Granada
Daniel Granada é Antropólogo, Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Estudo de Sociedades Latino Americanas pela Université de Paris III Sorbonne Nouvelle, Doutor em Etnologia e História pela Université de Paris Ouest Nanterre la Défense e University of Essex. Professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Membro efetivo do INCT Instituto Brasil Plural. Seus interesses de pesquisa se relacionam com os processos de saúde e doença, saúde e mobilidade humana; impactos da Covid 19 no Brasil.
-
Ione Jayce Ceola Schneider
Professora do Departamento de Ciências da Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação – PPGCR – e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – PPGSC – UFSC
Fisioterapeuta. Doutora em Saúde Coletiva (Universidade Federal de Santa Catarina) -
Livia Arcêncio do Amaral
Professora do Departamento de Ciências da Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá
Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação – PPGCR – UFSC
Doutora em Ciências (Universidade de São Paulo)
Fisioterapeuta Especialista em Terapia Intensiva Adulto (Assobrafir) -
Luciana Martins da Rosa
Graduada em Enfermagem (1991). Especialista em Projetos Assistenciais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1996). Especialista em Enfermagem Oncológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (2005). Mestre (2007) e Doutora em Enfermagem (2011) pela UFSC, área de concentração: Saúde, Sociedade e Filosofia. Enfermeira do Centro de Pesquisas Oncológicas entre 1992 e 2012. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC desde 2012; Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem – Mestrado Profissional desde 2015 e Doutorado Profissional desde 2019. Editora Associada da Revista Texto & Contexto Enfermagem entre 2015 e 2019. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina desde 2013. Atividades de pesquisa voltadas para: oncologia, hematologia, hemoterapia, processo de viver humano, cuidado de enfermagem, doenças crônicas não transmissíveis. Atividades de extensão voltadas ao ensino em enfermagem, oncologia, doenças crônicas não transmissíveis, ética em pesquisa. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Oncológica, destacando-se os seguintes temas: cuidado de enfermagem, educação permanente, sistematização da assistência de enfermagem, câncer, prevenção do câncer, mulher com diagnóstico de câncer de mama e do colo do útero. Vice Líder do Laboratório de Tecnologia, Pesquisa e Inovação Cuidando & Confortando – UFSC.
Contribuições de especialistas da UFSC
14:00 – 14:15 “A relação entre Covid-19 e diabetes: implicações para o cuidado de enfermagem” – Luciana Martins da Rosa
14:30 – 14:45 “O Hemosc e o desafio do atendimento no contexto da pandemia Covid-19” – Luciana Martins da Rosa
15:00 – 15:15 “Fadiga pós-viral na COVID-19: lições do passado” – Aderbal Aguiar
15:30 – 15:45 “A Covid 19 no Brasil. Impactos sociais da pandemia entre profissionais de saúde e população em isolamento” – Daniel Granada
16:00 – 16:15 “Epidemiologia e Prognóstico de Indivíduos com COVID-19 no Sul Catarinense” – Livia Arcêncio do Amaral e Ione Jayce Ceola Schneider
Ciência – O bom, o mau e o feio
Ao VivoCurrículo
-
Luiz Gustavo Almeida
Biólogo formado pela PUC-Campinas, PhD em Microbiologia, na área de Genética de Bactérias pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, ICB-USP. Diretor no Brasil do festival internacional de divulgação científica “Pint of Science – Um Brinde à Ciência”. Fundador da iniciativa “Cientistas Explicam”, que oferece palestras, aulas e oficinas para escolas, universidades, museus e institutos de pesquisa. Administra as mídias sociais do Instituto Questão de Ciência.
“Ciência – O bom, o mau e o feio” – Luiz Gustavo Almeida
Artigos científicos, pre-prints, má ciência, interpretação errada de dados: como podemos fazer ciência de boa qualidade mesmo em tempo de pandemia?
O antirracismo e o anticolonialismo na ciência
Ao Vivo“O antirracismo e o anticolonialismo na ciência” – Karine de Souza Silva e Geni Nunez
Moderadora – Janaína Santos
Lançamento do livro “Teoria Feminista e Produção de Conhecimento Situado: Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Engenharias”
Currículo
-
Mariana Oliveira Ramos
Mariana Oliveira Ramos, doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nutricionista pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora do Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ASSSAN Círculo/UFRGS), técnica e educadora associada à ONG ANAMA. Atua com segurança alimentar e nutricional, especialmente desde a dimensão da produção sustentável e processamento de alimentos, com experiência no estudo e na promoção de cadeias da sociobiodiversidade na Mata Atlântica.
Lançamento do livro “Teoria Feminista e Produção de Conhecimento Situado: Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Engenharias” – Martha Patricia Castañeda Salgado (Universidad Nacional Autónoma de México) e Mariana Brasil Ramos (CED/UFSC)
Moderadora – Miriam Grossi
Painel Covid-19 “A pandemia vista pela Ciência”
Currículos
-
Bianca Ramos Pezzini
Possui graduação em Farmácia (1998), habilitação em Análises Clínicas (1999) e mestrado em Farmácia (2001) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Possui doutorado em Fármaco e Medicamentos (2007) e pós-doutorado em Farmácia (2016) pela Universidade de São Paulo – USP. É docente do Curso de Graduação em Farmácia, nas disciplinas de Cosmetologia e Estágio Final, e do Programa de Pós-Graduação em Farmácia da UFSC. Tem experiência nas áreas de Farmacotecnia e Análise e Controle de Medicamentos, atuando principalmente no desenvolvimento e caracterização de formas farmacêuticas sólidas orais de liberação convencional e modificada; nos estudos de dissolução de formas farmacêuticas; e no desenvolvimento de sistemas aplicados à melhoria do perfil de dissolução de fármacos, especialmente as dispersões sólidas e os pellets liquissólidos. Tem experiência na área de Cosmetologia, atuando principalmente no desenvolvimento de formulações fotoprotetoras. É membro dos grupos de pesquisa “Desenvolvimento de Sistemas Multiparticulados” e “Núcleo de Inovação em Tecnologias Farmacêuticas” da UFSC.
-
Claudelino Martins Dias Junior
Prof. Claudelino Martins Dias Junior, Dr., Coordenador do Projeto
Professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do grupo de pesquisa MGDP – Modelagem em Gestão, Design e Processos. Atualmente, tem como linhas de desenvolvimento à Avaliação de Desempenho de Sistemas Organizacionais; ao Desenvolvimento de Produto e Concepção de Serviços; à Modelagem em Gestão; à Simulação Industrial, Cadeias Produtivas e Indústria 4.0. -
Marina Menezes
Marina Menezes: Professora Doutora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC). Coordenadora do Projeto de Extensão “Grupo de habilidades sociais na infância: desenvolvendo competência social para relacionamentos interpessoais positivos III”.
-
Renata Cavion
Arquiteta e Urbanista (UNISINOS, 1999) com intercâmbio de graduação no curso de Arquitetura da Universidad de Sevilla/Espanha (com bolsa Intercampus ALE, 1997), Especialista em Geoprocessamento (UNISINOS, 2004), Mestre em Engenharia Civil na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial (UFSC, 2008), Doutora em Ciências obtido no Programa Geografia Física (USP, com bolsa da CAPES, 2014) realizando estágio doutoral no Departamento de Arquitetura e Planificação Territorial da Università di Bologna/Itália (com bolsa de Mobilidade Internacional Santander, 2013). É Professora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, desde 2013, onde ministra disciplinas de planejamento e gestão do espaço urbano, de projeto e operação de terminais de transporte e de projeto arquitetônico. Uma das temáticas de pesquisas desenvolvidas está focada na análise da relação entre o espaço construído e a natureza, tanto na escala da edificação quanto do espaço urbano. Neste momento, a pesquisa está voltada para a análise dos espaços com potencial de aglomeração de pessoas, para que sejam mais saudáveis e respondam mais positivamente contra doenças infecciosas, como é o caso da COVID-19.
-
Rosemeri Maurici da Silva
Trajetória profissional: Formada em Medicina pela UFSC, Mestrado em Ciências Médicas pela UFSC, Doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora do Departamento de Clínica Médica e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFSC, Coordenadora da Comissão de Infecções Respiratórias e Micoses da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e do Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação das Vias Aéreas (NUPAIVA) da UFSC, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
-
Vivian da Silva Celestino Reginato
Vivian da Silva Celestino Reginato é professora no Departamento de Engenharia Civil do Centro Tecnológico da UFSC. Possui pós-doutorado em Modelação Geográfica e Gestão Territorial pela Universidade Nova de Lisboa, possui doutorado em Engenharia Civil pela UFSC, mestrado em Sensoriamento Remoto e graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Modelagem Geográfica e Análise Espacial, Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto, Topografia, Cartografia Digital, Qualidade e Atualização Cartográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e controle de qualidade de produtos cartográficos/altimétricos, geração de bases cartográficas para SIG, modelagem tridimensional para simulação de cenários, identificação de áreas com potencial para geração de energia elétrica por fontes renováveis, modelagem geográfica para dados geotécnicos, epidemiológicos e de acessibilidade. É coordenadora do projeto CoronaGIS: WebGIS como Recurso na Divulgação de Informações Epidemiológicas.
Contribuições de especialistas da UFSC
14:00 – 14:15 “COVID-19 x edificações: como ter espaços mais saudáveis?” – Renata Cavion
14:30 – 14:45 “CoronaGIS: soluções para apoio a tomada de decisão na epidemia em SC” – Vivian da Silva Celestino
15:00 – 15:15 “A importância da higiene das mãos para o combate da COVID-19” – Bianca Ramos Pezzini
15:30 – 15:45 “Aspectos Diagnósticos da COVID19” – Rosemeri Maurici da Silva
16:00 – 16:15 “Determinação de Índices de Vulnerabilidade Socioeconômica” – Claudelino Martins Dias Junior
16:30 – 16:45 “Repercussões psicossociais da pandemia da COVID 19 para as crianças e as famílias” – Marina Menezes
Publicações científicas e plágio
Ao VivoProf. Cid A. de Moraes Santos (Editor Brazilian Journal of Pharmacognosy)
Moderador – Prof. Armando Albertazzi Gonçalves Junior (UFSC)
Poluição por lixo nos mares e praias de Florianópolis: do cenário atual às perspectivas futuras
Ao VivoCamila Kneubl Andreussi
Lisiane Eble Heinzen de Liz
Juliana Leonel
Daniela Gadens Zanetti
Kalina Manabe Brauko
Alessandra Fonseca