Mas afinal, o que é Bioconomia?
“O conjunto de atividades econômicas baseadas na utilização sustentável e inovadora de recursos biológicos renováveis (biomassa), em substituição às matérias-primas fósseis, para a produção de alimentos, rações, materiais, produtos químicos, combustíveis e energia produzidos por meio de processos biológicos, químicos, termoquímicos ou físicos, promovendo a saúde, o desenvolvimento sustentável, o crescimento nacional e o bem-estar da população.” (MCTIC, 2018)
A Bioeconomia surge como resultado de uma revolução de inovações fundamentadas nas ciências biológicas, que culminam no desenvolvimento de produtos, processos e serviços mais sustentáveis.
Programação
22 a 24 de outubro de 2020
Evento gratuito, dispensa a inscrição.
Todos os vídeos continuarão acessíveis após o término do evento.
Cerimônia e conferência de abertura
Ao VivoCurrículos
-
Áureo Mafra de Moraes
Possui Graduação e Mestrado em Jornalismo pela UFSC. É professor assistente do Departamento de Jornalismo da UFSC desde 1993. Tem experiência profissional em jornalismo nas áreas de televisão, rádio e impresso. Atua no ensino, pesquisa e extensão com projetos ligados ao telejornalismo, políticas de comunicação, comunicação pública, comunicação institucional. Já foi coordenador de Curso de Graduação, Chefe de Departamento de Jornalismo e Diretor da Agência de Comunicação da UFSC. Foi Chefe do Gabinete do Reitor de 2004 a 2008 e, desde 2016, ocupa novamente a função na UFSC.
-
Carlos A. Nobre
Carlos A. Nobre, pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP. Pesquisador aposentado do INPE. Liderou a implementação do CPTEC-INPE e criou o de Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE e o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais. Exerceu o cargo de Secretário Nacional de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI e foi presidente da CAPES. Dedicou a maior parte de sua carreira à Amazônia. Participou de várias atividades dos painéis do IPCC.
-
Érico Miranda Schmitt
O violoncelista Érico Miranda Schmitt iniciou no instrumento em 2008 na Orquestra Experimental do IF-SC, e é Bacharel em Violoncelo pela UDESC sob a orientação do Dr. Hans Twitchell.
Já participou Orquestra de Câmara da UFSC, Orquestra Acadêmica UDESC, Orquestra Filarmonia Santa Catarina, Orquestra de Cordas da Ilha, Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), e desde 2017 integra a Camerata Florianópolis.
Participou também do Festival de Música de Santa Catarina, do Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul, e Festival de Campos do Jordão onde teve aulas com renomados professores como Dennis Parker, Hans Jensen, Eduardo Vassallo, Pieter Wispelwey, dentre outros. -
Iva Nunes Giracca
Violinista, iniciou seus estudos aos 4 anos de idade, sempre teve a musica presente em sua vida, graduou-se bacharel em musica pela UFSM e desde entao atua como violinista e agora violista com grande destaque em SC. Participou duas vezes do Rock in Rio, a primeira vez com a Camerata FLorianopolis, orquestra da qual é spalla, e a segunda vez com a banda Republica como convidada especial. Em turne ja apresentou-se na Alemanha, Italia Espanha, França, Argentina, Chile, Guatemala.
Atualmente alem da Camerata Florianopolis, tem o Duo Iva Giracca e Roger Correa e é integrante da banda No One Spoke. -
Roger Corrêa
Roger Corrêa nascido na cidade de Guaiba-RS iniciou seu contato com a Gaita Ponto aos 6 anos por influência de sua família de músicos. Aos 13 anos passa a fazer parte do projeto Fábrica de Gaiteiros idealizado pelo renomado músico Renato Borghetti, com quem realizou diversas apresentações pelo Brasil. Em sua carreira solo que se iniciou aos 15 anos já levou sua música a diversos países dentre eles Espanha, Marrocos, Portugal, Chile e Argentina. Com um repertório voltado a música autoral desenvolve um trabalho em duo com a violinista Iva Giracca que mescla a música regional do sul do Brasil com a improvisação e a música de concerto, atualmente reside em Florianópolis-SC.
-
Ubaldo Cesar Balthazar
Reitor com mandato 2018-2022. Doutor em Direito pela Universidade Livre de Bruxelas, Mestre e Graduado em Direito pela UFSC, Professor Titular na área de Direito Tributário. Atua nos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Direito da UFSC. Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, de maio de 2016 a outubro de 2017, tem vários livros e artigos publicados em sua área de atuação. Professor convidado de várias universidades brasileiras. Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/SC e do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC). Foi Coordenador do Curso de Graduação em Direito, Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e Coordenador por dois mandatos. Ex-Presidente do Conselho Curador da Fundação José Arthur Boiteux é escritor e membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas.
Cerimônia de abertura
Reitor Ubaldo Cesar Balthazar
Músicos da Camerata Florianópolis (15 min) – Érico Miranda Schmitt, Iva Nunes Giracca e Roger Corrêa Roger Corrêa
Mestre de cerimônia – Prof. Áureo Mafra
Conferência de abertura
“A Amazônia próxima a um ponto de não retorno. Necessidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé.” – Carlos A. Nobre
Instituto Arca Verde: Há 15 anos praticando a sustentabilidade com inovação ecossocial e econômica
Currículo
-
Leandro Sparrenberger
Agricultor e Permacultor com 20 anos de experiência, residente no Instituto Arca Verde desde sua fundação. Auto didata, com estudos teóricos e práticos em agroecologia, permacultura, construção natural, economia solidária, entre outros temas sobre os quais realiza oficinas e cursos. Também trabalha com conservação de sementes e variedades crioulas e panc´s (plantas alimentícias não convencionais).
MATA ATLÂNTICA
“Instituto Arca Verde: Há 15 anos praticando a sustentabilidade com inovação ecossocial e econômica” – Leandro Sparrenberger (São Francisco de Paula-RS)
Gênero, Sustentabilidade e Bioeconomia
Mazé Morais, Secretaria Nacional de Mulheres da Confederação Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura (CONTAG)
Maria Alaides de Souza, quebradeira de coco, assentada rural, Coordenadora Nacional do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu -MIQCB (MA,TO,PI,PA)
Noeli Taborda, agricultora, educadora popular, integrante do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC)
Joziléia Kaingang – membo do CAI/ABA, doutoranda PPGAS/UFSC, membro da Articulação Brasileira dos Indígenas Antropologues (ABIA), Coordenadora da Frente Indígena e Indigenista de combate e controle à covid19 na região Sul
Moderadora: Marie-Anne Leal Lozano, pós doutoranda PPGICH/UFSC, integrante do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS)
Permacultura na universidade
Núcleo de Estudos em Permacultura da UFSC (NEPerma)
Bioeconomia Catarinense – Ações da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina)
Currículos
-
Altamiro Morais Matos Filho
Extensionista Rural – Engenheiro Agrônomo, M.Sc. Gestão Ambiental / (UFSC)
Epagri, Gerência Regional de Florianópolis, SC. E-mail: miro@epagri.sc.gov.br
Natural de Florianópolis, atua desde 1985 como extensionista na Epagri – Empresa de
Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Atualmente está sediado no
Escritório Regional de Florianópolis que abrange 21 municípios. Com formação na
Agronomia e atuando principalmente com a agricultura familiar, destinou ênfase em
olericultura e desenvolvimento rural, agroecologia e avaliação de sustentabilidade de
agroecossistemas. Mais recentemente vêm se aproximando do estudo de Panc (Plantas
Alimentícias não Convencionais). -
Cianarita Caron Figueiró
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Contestado (2001), pós-graduada em Gestão empreendedora (Centro Universitário SENAC-2015) e em Teorias e Metodologias da Educação pela Unochapecó (2002), Extensionista Social da Epagri desde 2009. Atua na coordenação da Ação com Jovens Rurais da Epagri e responsável pelo Programa Capital Humano e Social da Epagri (Região Oeste) na Unidade de Gestão Técnica 1, que envolve municípios das Regionais de Chapecó e Xanxerê desde 2013.
-
Cristina Ramos Callegari
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004) e
Especializada em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em
Saúde da Família da UFSC (2006).
É Extensionista Social na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa
Catarina – EPAGRI desde 2010 onde desenvolve o Projeto de Identificação, Cultivo e
Usos de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC). Pós-graduanda em
Fitoterapia Integrativa. Experiência com ênfase em Saúde Coletiva e Políticas Públicas
de Segurança Alimentar e Nutricional, atuando principalmente nos seguintes temas:
Direito Humano à Alimentação Adequada, Soberania e Segurança Alimentar e
Nutricional, Educação Alimentar e Nutricional. -
Grupo Sementes Crioulas - Epagri
Plantar, colher, guardar, replicar e compartilhar. Essa é a rotina de guardiões de sementes – agricultores e agricultoras que formam uma rede de preservação em Santa Catarina e são parceiros da Epagri na missão de conservar as variedades crioulas. O tema será apresentado por profissionais da Epagri, extensionistas e pesquisadores, que recentemente conduziram uma série de lives sobre o tema. Este grupo irá representar o trabalho da Epagri que é educativo, voltado à valorização, ao resgate, à multiplicação e troca de sementes bem como à visibilização de homens e mulheres que tem a missão de serem guardiões e guardiãs, trabalho realizado em todo o Estado.
-
Marcelo Zanella
Engenheiro agrônomo pela UFSC, extensionista rural pela Epagri há 13 anos e a 10 anos trabalhando no SPDH – Sistema de Plantio Direto de Hortaliças com desenvolvimento de pesquisa, publicação de trabalhos e materiais didáticos na área. Há três anos responsável pelo projeto de hortaliças na Gerência Regional da Epagri – Florianópolis.
-
Maristela Soligo
Graduada em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior do Oeste – Unochapecó e Especialista em Processamento e Controle de Qualidade em leite, ovos e pescado pela Universidade Federal de Lavras. Extensionista Social da Epagri desde 1989. No período de 2011 a 2014 foi responsável pelo Programa Atividades Não Agrícolas e Autoabastecimento na Unidade de Gestão Técnica 1. Como extensionista atua no município de Guatambu.
-
Rafael Ricardo Cantú
Engenheiro agrônomo pela UFSC / CCA, Mestre em Produção Vegetal pela UNESP / Botucatu e Doutor em Ciência do Solo pela UFSM / Santa Maria. Atua na Epagri a 18 anos e atualmente é Pesquisador da Estação Experimental de Itajaí, desenvolvendo projetos na área de transformação de resíduos orgânicos em fertilizantes e em nutrição de plantas.
-
Suzana Aparecida Corá
Extensionista rural na Epagri em Chapecó, desde 2008, Graduada em Pedagogia pela Unochapecó, com atuação local e contribuição em cursos e capacitações com jovens, mulheres e agricultores familiares.
- “Compostagem: transformação de resíduos em fertilizantes de elevada qualidade” – Rafael Ricardo Cantú
- “Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) em Santa Catarina – Princípios e Eixos” – Marcelo Zanella
- “A importância das VPA’s de milho para a agricultura familiar em Santa Catarina” – Dr. Felipe Bermudez
- “Sementes Crioulas: guardiões, conhecimentos e inspirações” – Juliane Garcia Knapik Justen (Engenheira Florestal), Filipe Espindola (Engenheiro Agrônomo), Flavia Maria de Oliveira (Assistente Social), Rose Mary Gerber (Antropóloga), Cirlei Ines Werlang da Silva (Assistente Social), Cirio Parizotto (Engenheiro Agrônomo) e Leonir Claudino Lanznaster (Pedagoga)
- “PANC e Soberania Alimentar: autonomia na produção e uso na alimentação” – Cristina Ramos Callegari e Altamiro Morais Matos Filho
- “Contribuições da ATER na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional” – Maristela Soligo, Suzana Aparecida Corá e Cianarita Caron Figueiró
Riscos e oportunidades da crise climática: o papel da bioeconomia
Currículo
-
Bruno S. L. Cunha
Bruno S. L. Cunha é economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FCE/UFRGS) com extensão na Universidade do Porto (FEP/UPORTO, Portugal), doutor e pesquisador (pós-doutorado) no Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE/UFRJ). Desenvolve um modelo econômico global para investigar políticas climáticas. É autor contribuinte do sexto relatório de avaliação (AR6) do Grupo de Trabalho III do IPCC. É membro do conselho acadêmico e mentor do Youth Climate Leaders (YCL).
Mesa-redonda – Amazônia & Sustentabilidade
Ao VivoCurrículos
-
Camila Gramkow
Camila Gramkow é doutora em economia da mudança climática pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido. Em sua tese, explorou políticas e cenários para promoção investimentos e inovação de baixo carbono e seus impactos sociais, econômicos e ambientais no Brasil. Possui mestrado em economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Antes disso, ela se formou como economista pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Tem mais de 10 anos de experiência profissional na área de desenvolvimento sustentável, tendo atuado na academia, no terceiro setor, em consultorias e em cooperação internacional. Atuou em mais de 20 projetos de cooperação técnica, principalmente sobre economia de baixo carbono, instrumentos econômicos para mitigação de mudanças climáticas e política fiscal verde, em parceria com diversos ministérios e órgãos governamentais brasileiros, organismos internacionais e entidades da sociedade civil. Atualmente, é Oficial de Assuntos Econômicos no Escritório do Brasil da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas, onde tem trabalhado com o Grande Impulso (Big Push) para a Sustentabilidade).
-
Guilherme de Oliveira
Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Economia (concentração em Economia do Desenvolvimento) pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade de São Paulo (IPE/USP) com período sanduíche (visiting scholar) na University of Massachusetts – Amherst. Desenvolve sua atividade de pesquisa em temas relacionados a crescimento, distribuição e meio ambiente.
-
Thiago Fonseca Morello Ramalho da Silva
Professor adjunto I no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da UFABC. Doutor em Economia do Desenvolvimento pelo IPE/FEA-USP. Na graduação foi estagiário do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e orientado pelo professor Ricardo Abramovay. No mestrado estudou a siderurgia brasileira a carvão vegetal. Participou dos projetos “Ultra Low CO2 Steelmaking (ULCOS, Europa)” e “Energia e Reflorestamento na Amazônia”, executados pelo Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD, França). Membro da Rede Amazônia Sustentável de pesquisa. Bolsista do Latin American and Caribbean Environmental Economics Program (LACEEP) de 2011 a 2013. Foi fellow da Darwin Initiative (Reino Unido) de 2014 a 2015. Agraciado em 2016 com a Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) da FAPESP, foi pesquisador visitante no Land, Environment, Economics and Policy Institute (LEEP), University of Exeter, Inglaterra, de Setembro de 2017 a Maio de 2018, sob a supervisão do professor Ian Bateman. Desenvolve, atualmente, pesquisa acerca das causas e consequências econômicas das queimadas e dos incêndios florestais na Amazônia, com financiamento da FAPESP.
“Política pública agroambiental e queimadas agropecuárias na Amazônia: uma análise econômica.”
“Estratégias sustentáveis de recuperação pós-pandemia: o Grande Impulso para a Sustentabilidade” – Prof. Thiago Morello Ramalho da Silva (UFABC) e Camila Gramkow (CEPAL)
Moderador – Prof. Guilherme de Oliveira (CSE/UFSC)
Cadeias da sociobiodiversidade: exemplos brasileiros de bioeconomia da floresta
Currículos
-
Janaína Deane de Abreu Sá Diniz
Janaína Diniz é professora/pesquisadora da Universidade de Brasília, nos Programas de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-Mader) e em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (PPG-PCTs). Trabalha com cadeias de produtos da sociobiodiversidade e organizações da agricultura familiar e comunidades tradicionais na Amazônia e no Cerrado.
-
Mariana Oliveira Ramos
Mariana Oliveira Ramos, doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nutricionista pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora do Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ASSSAN Círculo/UFRGS), técnica e educadora associada à ONG ANAMA. Atua com segurança alimentar e nutricional, especialmente desde a dimensão da produção sustentável e processamento de alimentos, com experiência no estudo e na promoção de cadeias da sociobiodiversidade na Mata Atlântica.
-
Sandra Regina Afonso
Sandra Regina Afonso, doutora em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília, pesquisadora do Serviço Florestal Brasileiro (SFB/MAPA) e pesquisadora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-Mader/UnB). Atua com a temática da bioeconomia da floresta com foco nas cadeias da sociobiodiversidade, em especial no bioma Cerrado.
Mata Atlântica & Cerrado
“Cadeias da sociobiodiversidade: exemplos brasileiros de bioeconomia da floresta” – Janaína Diniz (UnB), Sandra Afonso (Serviço Florestal Brasileiro) e Mariana Oliveira Ramos (UFRGS)
Mesa-redonda – Economia circular e a agenda 2030 das Nações Unidas
Ao VivoCurrículos
-
Acioli Antonio de Olivo
Acioli Antonio de Olivo. Graduou-se em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-1975), Mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na área de modelos matemáticos e computacionais para a previsão de cheias fluviais. Foi pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ingressando em 1980 e aposentou-se em 2017. Participou como líder e colaborador em diversos projetos, incluindo em projeto de cooperação no Politécnico de Milão; colaborou na confecção do Atlas de Bioenergia para América Latina e África e com o Projeto ForestWatchers entre outros. De 2007 a 2011 atuou como Relações Institucionais e Assessor Parlamentar do INPE em Brasília, contribuindo na criação do Centro Regional do INPE na Amazônia e para a implantação do Programa de Clima Espacial. De 2012 a 2104 foi Chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
-
Lucila Maria de Souza Campos
Nos anos de 2015-2016, foi professora visitante (com apoio de programa de pós-doutorado do CNPq) na área de Sustentabilidade na Royal Holloway University of London. É doutora e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Engenharia de Produção de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Pesquisadora Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq. É professora associada do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC e professora permanente do PPGEP/UFSC, desde 2010. Suas principais áreas de pesquisa são: Economia Circular e Gestão Ambiental na Cadeia de Suprimentos. Trabalha em redes de pesquisa nacionais e internacionais, com professores da USP, Insper, UFSCar, University of Portsmouth, University of Lincoln, Illinois Institute of Technology, entre outras. Possui 03 livros, 13 capítulos de livros e 112 artigos em periódicos científicos de sua área de atuação e pesquisa, sendo a maioria em periódicos internacionais de alto impacto. Atualmente ocupa o cargo de Chefia de Departamento do EPS e já esteve em dois mandatos no cargo de Coordenadora do PPGEP (2013-2015 e 2017-2019).
Mesa-redonda
“Economia circular e a agenda 2030 das Nações Unidas”
“Os desafios da mensuração na Economia Circular”
Prof. Lucila Maria de Sousa Campos (CTC/UFSC), Dr. Acioli de Olivo (INPE) e Prof. Hans Michael van Bellen (EGC/UFSC)
Moderadora – Prof. Cristiane Derani
Mostra de Pequenas Iniciativas na Bioeconomia em SC
Empreendedores da bioeconomia
- EPAGRI: Mostra de Pequenas Iniciativas na Bioeonomia de Santa Catarina
- Erva mate produzida em sistema tradicional, com preservação da floresta nativa – Papanduva, SC
- Sítio Vivenda Verde – Itapiranga, SC
- Sítio Verde Aroma – Caibi, SC
- Sítio Aroma Flor – Palmitos, SC
- Produto: Enxames de abelhas nativas e caixas – Guaraciaba, SC
- Albring Sistemas Agroflorestais – São João do Oeste, SC
- Produção Agroflorestal Família Sebben – Descanso, SC
- Coisinhas da Ângela, Agroindústria de geléias e schimias – Descanso, SC
- Produção de Pitaya Orgânica – São Miguel do Oeste, SC
- Produção orgânica de morangos, maracujá e batata-doce – Bandeirante, SC
- Bioconstrução – Guaraciaba, SC
- Farinha de pinhão, erva mate, licor de espécies nativas – Mafra, SC
- Centro de Produção Integrada em Aquaponia – Florianópolis, SC
- Sal Temperado – São Carlos, SC
- Pão de milho crioulo – São Carlos, SC
- Sabores da Roça Agroturismo – Itapiranga, SC
- Sementes crioulas – Itapiranga, SC
- Agricultura orgânica – Quilombo, SC
- Artesanato em caixas de abelhas nativas – Guarujá do Sul, SC